Como ter resultados na vida usando técnicas de narrativa

Quando eu era criança passei várias vezes por situações onde travei ao ser obrigado a falar em público. Já aconteceu com você? Certeza que sim.


São aqueles momentos mais terríveis quando temos que apresentar uma trabalho na escola ou mesmo falar em alguma reunião de família.


O tempo passa e as coisas não mudam. Na escola ninguém nos ensina a forma certa de nos expressar e falar com a pessoa que chama nossa atenção na escola é algo impossível.


Tremedeira, suor frio, falta de ar, fraqueza nas pernas. Vem tudo de uma vez como um grande terremoto.


Mas tudo isso tem solução, algo que nossa faça ter mais auto controle em qualquer situação.


Para mudar isso podemos estudar várias técnicas de oratória e assim dominar a melhor forma de nos expressar. Em meus estudos e alguns anos de experiência, percebi que a base mais importante para uma boa expressividade é dominar a narrativa.


Dominar a narrativa é saber organizar os pensamentos em uma linha do tempo que apresente os fatos em uma ordem lógica e de fácil compreensão. A narrativa não precisa estar ligada a uma história, mas funciona ainda melhor se estiverem juntas.


A narrativa então é formada por 4 elementos:

  • Conteúdo (o assunto a ser exposto)

  • Roteiro (a estrutura que dirige como o texto flui)

  • Storytteling (uma história que traz os dados para uma conexão real com pessoas)

  • Gatilhos e pontos de virada (plot twist) que prendem a atenção do receptor da mensagem.


Sabe onde você pode usar isso na sua vida? Em tudo! Entrevistas de emprego, palestras, apresentação de trabalhos de faculdade ou escola, reunião da empresa, encontro de família ou amigos, suas redes sociais. Enfim, tudo.


Minha dica é, aprenda a dominar a narrativa seja para escrever bons quadrinhos, bons livros ou mesmo para subir de cargo na empresa.


Conte com a gente!


Lembre de seguir as nossas redes sociais: @hotmindcomics @_danielarcos @eusourboy