Gêneros textuais e História em Quadrinhos: Cartuns e Charges

As histórias que utilizam recursos gráficos estão presentes em diversas atividades do dia a dia das pessoas, desde o jornal que lemos pela manhã até o texto de apoio em uma questão de prova. Porém, a maioria das pessoas não entende as diferenças e semelhanças entre as histórias em quadrinhos e os gêneros textuais Cartum e Charge.


Os gêneros textuais que possuem em sua estrutura a arte gráfica, precisam de uma capacidade de interpretação e compreensão de texto da parte do leitor, sendo então uma ótima maneira de educar e cultivar seus hábitos de leitura e crítica.

Esses gêneros textuais formam o grupo conhecido como nona arte do qual faz parte a charge, caricatura, cartum, tirinhas e a histórias em quadrinhos.

Diferenças sobre os Gêneros

As histórias em quadrinhos possuem uma forte veia literária e com isso é visto como uma forma de literatura que possui a mesma capacidade educativa e de construção do senso crítico que os livros.

Mas os outros gêneros textuais que derivam das histórias em quadrinhos, quais suas características e seu papel social? Continue a leitura e descubra.

A charge

A charge é um gênero textual utilizado no jornalismo como uma maneira dos veículos de comunicação expressarem seu posicionamento editorial possui um tom crítico que geralmente usa o recurso da ironia para representar as situações do cotidiano relevantes na sociedade.

A palavra charge deriva do francês "Charger" que simboliza bem essa forma de expressão gráfica, já que significa carga, no sentido de ataque violento.

Ou seja, a charge tem como intuito principal oferecer ao leitor a capacidade de compreender as situações que envolvem a suas vidas na sociedade de uma ótica mais crítica. O chargista precisa compreender e conseguir transmitir toda essa carga crítica com poucos elementos gráficos em um único quadrinho.

Devido a sua intimidade com o jornalismo e os temas da atualidade é muito utilizada no debate político sendo quase uma tradição que os veículos jornalísticos dediquem um espaço para a postagem de charges.

7 principais Características da Charge

Para ajudar a compreender melhor este gênero observe as principais características da Charge:


  1. Retrata fatos da atualidade;

  2. se origina do Jornalismo;

  3. utilizada como complemento crítico em notícias e narrativas de fatos sociais ou políticos de relevância;

  4. reflete a posição do veículo de imprensa;

  5. também é visto como uma forma de texto visual que utiliza humor e crítica;

  6. é vista como uma narrativa efêmera que morre com a notícia;

  7. pode não ser compreendida sem estar acompanhada de notícias.

O Cartum

O Cartum também é um gênero textual com ligação ao jornalismo, porém diferente da charge que se vale da notícia, o cartum tem como principal função a análise e exposição de opinião atemporal sobre os comportamentos humanos, por meio da sátira e senso de humor.


Presente em quase todos os veículos de comunicação e difusão, inclusive na internet, o cartum utiliza muitos elementos das histórias em quadrinhos como onomatopeias, balões e ilustração sequencial.

O cartum, expõe a opinião e ponto de vista através de desenhos com ou sem acompanhamento de textos e legendas, a intenção principal é levar ao público o debate sobre os mais variados temas de maneira rápida.

7 principais Características do Cartum

  1. Gênero textual constituído principalmente de linguagem não-verbal;

  2. utiliza a Sátira e o Humor;

  3. tem uma linguagem irônica;

  4. cômico;

  5. possui uma forma de representação Flexível;

  6. associa a linguagem verbal ao desenho dramático;

  7. é atemporal.


No dia a dia do jornalismo o cartum é uma forma de apresentar referências do mundo de maneira que fique mais fácil de ser compreendido, embasado em conceitos culturais, éticos e mostrando as singularidades sociais e políticas.


A relação entre os gêneros e as Histórias em quadrinhos

A principal diferença entre a charge e o cartum é a maneira como elas lidam com o tempo, a charge possui um caráter noticioso, enquanto o cartum é uma crítica reflexiva sobre aspectos mais globais. A caricatura é uma forma de arte que existe desde os primórdios do jornalismo e a charge pode ser considerada uma evolução dela. O cartum, assim como a charge, também é representado em um quadro, porém conta com elementos reflexivos e atemporais.

Um conjunto de cartuns sequenciais é o que chamamos tirinhas, neles já surgem uma forma de enredo com introdução, desenvolvimento e desfecho.

As histórias em quadrinhos são exatamente uma evolução completa destes gêneros artísticos, que usa a linguagem gráfica de maneira aprofundada ao desenvolver histórias com arcos narrativos maiores e personagens complexos.

A arte da narrativa gráfica contida na nona arte, representada principalmente pelas histórias em quadrinho são um meio de comunicação rico e que eleva o debate, unindo a crítica ao entretenimento.

Conheça autores incríveis, mergulhe no mundo da nona arte e ajude a estimular o mercado editorial dos quadrinhos nacionais, vem para HotMind Comics!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo