Crie sua rotina de leitura e se divirta muito no processo.

Atualizado: 14 de jun.

Começar o hábito de leitura com um livro de 200 ou 300 páginas parece uma tarefa complexa, mas mesmo assim você quer alcançar essa meta? A Hotmind Comics vai te ajudar a começar sua rotina de leitura e se divertir muito no processo.



A leitura é um processo estimulante e esclarecedor, mas criar uma rotina de leitura é uma tarefa que parece complicada, seja por não encontrar o tempo hábil ou simplesmente porque não consegue manter o hábito, por isso preparamos este artigo com uma dica que vai te ajudar a finalmente começar a ler com frequência e ainda se divertir no processo, acompanhe até o final e descubra!


As HQs como gênero literário


As histórias em quadrinhos usam a linguagem escrita e a arte gráfica, isso transforma o ato de ler em algo estimulante, já que com sua profusão de imagens instiga você a prosseguir na leitura.


Ou seja, é um gênero narrativo composto de dois métodos de expressão diferentes, que apesar de serem distintos, formam quando combinados um conjunto eficiente de transmissão da mensagem.


Os quadrinhos podem ser considerados um estilo de literatura tão enriquecedor quanto qualquer outro, inclusive a diversas pesquisas e artigos científicos voltados para o estudo da escrita em quadrinhos, em campos como a semiótica e a comunicação social, por exemplo.


Além disso, as HQs se tornaram meios de comunicação poderosos e ferramentas de crítica social que desempenham até hoje um importante papel na estimulação ao pensar.



Por que escolher as histórias em quadrinhos?


Os quadrinhos dividem semelhanças com o cinema, nas suas composições gráficas e na forma de transmitir os roteiros.


Essas histórias com características da linguagem oral, possuem também a representação dos pensamentos do personagem de maneira proeminente, alternância entre passado e presente em representações dinâmicas e até suposições do futuro.


Para compreender o que a história em quadrinhos quer transmitir é necessário fazer reflexões por vezes profundas baseadas em suas próprias experiências ou usando como referência o que ocorre ao seu redor, desta forma você aprende muito com as situações ficcionais encontradas em uma HQ.


Nesse gênero literário você encontra, aventuras, questões complexas da existência humana, relação do bem e mal e outras reflexões diversas, comuns também nos livros e que se associam à realidade.


O uso dos quadrinhos para crítica política e social é tão proeminente quanto a dos livros e colunas jornalísticas, podemos citar como exemplo contemporâneo as tirinhas do personagem Armandinho do autor Alexandre Beck ou ir mais longe no tempo, na época da ditadura no Brasil, e relembrar dos Fradinhos de Henfil.


Estímulo do senso crítico


As histórias em quadrinhos são mais que puro entretenimento, possuem valores e histórias que atingem vários níveis de complexidade, seja como um instrumento de reflexão e desenvolvimento individual ou para educar e estimular a capacidade crítica das pessoas em um nível social.


Além disso, as HQs são uma área de inovação que traz sempre formas novas de representação textual, gráfica, estimulando a criatividade e prendendo a atenção.


Histórias em quadrinhos, curtas ou longas, conseguem fazê-lo descobrir que a leitura é algo divertido e prazeroso, enquanto o estimula a pensar e a desenvolver seu senso crítico.


Ao trazer temas atuais e gerar reflexões atemporais as histórias em quadrinhos vão te ajudar a criar uma rotina de leitura de forma tão eficiente quanto a literatura tradicional.


Desenvolvimento a rotina de leitura


Ler não deve ser uma obrigação, o hábito da leitura virá naturalmente, enquanto você descobre como é prazeroso ser transportado para outros mundos cotidianos e em pouco tempo observará a sua maneira de construir conhecimento evoluindo junto com seus objetivos de leitura.


A linguagem não verbal que é bastante acentuada nos quadrinhos permite que você visualize cenas que nos livros são vagamente descritas, aumentando a sua compreensão, isso prende a atenção e garante maior fluidez na leitura.


Como complemento, os quadrinhos possuem textos majoritariamente escritos em forma de diálogo, dinamizando a leitura em comparação aos livros.


Então inicie agora sua jornada no mundo literário através da atmosfera agradável que os recursos criativos e visuais das HQs proporcionam.


Comece a sua rotina de leitura e valorize os autores de quadrinhos brasileiros, conheça os conteúdos 100% nacionais da Hotmind Comics.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo